Projeto Estrutural: O ponto central para garantir segurança e durabilidade em sua obra!

Luana França
Postado em 25/02/2025
Já parou para pensar em como os edifícios param em pé? Ou já se perguntou o que é um projeto estrutural? Conhecendo esse conceito, fica mais fácil entender como é possível construir prédios tão grandiosos e monumentos que desafiam a gravidade. A verdade é que, sem o projeto estrutural, a construção dessas edificações não seria possível.
O que é o projeto estrutural?
Para planejar uma construção, é necessário um conjunto de projetos que se complementam e tornam possível a materialização do edifício. Dentro desse conjunto, encontra-se o projeto estrutural, que é complementar ao projeto arquitetônico.
A fim de que um projeto arquitetônico funcione, é essencial que exista uma estrutura bem dimensionada, compatível com a arquitetura, e que seja segura, durável e econômica. Para atender a essas exigências, é
fundamental realizar o projeto estrutural.
Assim, o projeto estrutural é um detalhamento de como deve funcionar a estrutura da edificação, garantindo segurança, durabilidade e estabilidade, a fim de que a estrutura funcione da melhor forma possível e não sejam necessários diversos reparos posteriores à execução. Além disso, o projeto estrutural determina a escolha dos materiais que sustentarão o prédio.

Porém, as soluções definidas pelo projeto estrutural não surgem simplesmente da opinião do engenheiro, existem normas técnicas, definidas pela ABNT, que orientam a realização de projetos estruturais. Essas normas estabelecem regras, diretrizes e etapas que o engenheiro deve seguir durante a realização de um projeto, para que exista um padrão.
Como funciona o projeto estrutural?

O projeto estrutural é feito de acordo com o projeto arquitetônico, e existem algumas etapas durante a sua execução. Após receber o projeto arquitetônico, a primeira etapa é a concepção estrutural, que serve para ter uma noção inicial da estrutura. Nela, o engenheiro define o pré-dimensionamento dos elementos estruturais. Em seguida, ele realiza uma análise estrutural, na qual define e calcula as ações sob as quais a construção será submetida. Com os resultados da análise, o projetista determina o dimensionamento e o detalhamento das estruturas. Depois desse processo, são emitidas as pranchas e a documentação do projeto.
Cada projeto estrutural é específico para uma construção, pois deve considerar, por exemplo, o local, o terreno e qual será o projeto arquitetônico construído, a fim de que tudo funcione da forma mais eficiente possível.
A estrutura se adequa, também, à intenção estética arquitetônica. Vemos isso, por exemplo, quando o projetista quer uma grande área livre, sem pilares “atrapalhando” no meio de um salão de festas. O projetista, então, pensa o projeto a fim de que outras estruturas carreguem o peso que aqueles pilares sustentariam, assim atendendo às exigências do projeto arquitetônico.
Quais são os tipos de estrutura mais utilizados em projetos estruturais?
A escolha do tipo de estrutura ideal para certa obra acontece por meio do projeto estrutural. Ela funciona como o esqueleto da obra, e é composta por elementos estruturais, como pilares, vigas, laje e fundação. Desse modo, existem diversos tipos de estrutura, e cada um tem suas características específicas. Entre eles, alguns dos mais comuns são:
– Alvenaria estrutural: as próprias paredes, de alvenaria, funcionam como elemento estrutural e suportam as cargas que atuam sobre a construção.
– Concreto armado: um dos mais utilizados no mundo; nele, os componentes estruturais são formados por uma “armadura” de aço e concreto, que somam diferentes características e aumentam a resistência da estrutura.

– Estrutura metálica: nesse sistema estrutural, os elementos estruturais são formados por materiais metálicos, especialmente o aço.
– Madeira: nela, o principal elemento de suporte é a madeira.
O que acontece se uma edificação não tiver um projeto estrutural?

A falta de um bom projeto estrutural na construção a torna suscetível ao superdimensionamento, que acontece quando, “para garantir” que as estruturas realmente suportem a construção, os elementos estruturais são construídos maiores que o necessário, excedendo o tamanho recomendado. Essa prática, porém, além de gastar mais material do que o necessário, pode acabar comprometendo a segurança e a economia da edificação. Como não houve um cálculo para indicar a quantidade de material necessário, pode haver um gasto excessivo com materiais, que aumenta desnecessariamente o investimento na obra e gera descartes e resíduos desnecessários.
Além disso, pode ocorrer o aparecimento de patologias que prejudicam o edifício ao longo do tempo, as quais exigem constante manutenção e diminuem sua durabilidade. Embora seja possível fazer o reforço estrutural em uma construção já existente, que não possui um sistema estrutural, esse processo sai bem mais caro do que ter um projeto estrutural desde o início e construir do jeito certo. Portanto, seria possível prever esses problemas se, antes da construção, existisse um projeto estrutural.
Qual é a importância de um projeto estrutural?
Seja de pequeno, médio ou grande porte, todos os edifícios devem ter um projeto estrutural. Mas por quê? Porque, com ele, fica mais fácil construir um edifício durável, com menos desgastes e, consequentemente, com baixa manutenção. Além disso, o projeto serve para garantir que a construção suportará as cargas e forças externas que irá receber. Outro ponto importante é que oprojeto garante que a construção terá a resistência necessária, a partir da escolha dos materiais de acordo com suas propriedades físicas e mecânicas.
Com o conhecimento sobre os materiais, o projeto colabora com a otimização do uso dos recursos, possibilitando maior eficiência econômica. Ou seja, o projeto estrutural serve para que a edificação tenha maior durabilidade, segurança, estabilidade, resistência e economia.

Conclusão
Um bom projeto estrutural consegue conectar o projeto arquitetônico e a estrutura de forma harmônica e funcional, garantindo a eficiência da obra. Além disso, minimiza futuros danos e gastos desnecessários com materiais. O sistema estrutural é fundamental para a construção de qualquer edifício, e é com ele que a segurança, a durabilidade e a resistência de uma construção são garantidos.
FICOU INTERESSADO?
A EMPEC oferece uma ampla gama de serviços, incluindo projetos estruturais! Nossa equipe é especializada em desenvolver projetos de alta qualidade, e estamos prontos para ajudar você a concluir sua obra com a melhor estruturação. Entre em contato conosco e transforme seu sonho em realidade com o apoio de engenheiros e arquitetos experientes. Além disso, temos diversos artigos interessantes em nosso site – clique aqui e confira!