EMPEC – Empresa Júnior de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo

Projeto de Interiores: Melhore a experiência dos seus clientes!

9

Gabriel Souza

Postado em 27/08/2023

Um ambiente acolhedor projetados com um interiores em que os pacientes se sintam confortáveis em compartilharem suas histórias e emoções é essencial para o trabalho de um psicólogo, o tratamento avança as barreiras da relação paciente e profissional e a arquitetura de interiores deve mostrar a funcionalidade e deve fazer parte da experiência do tratamento, para que a passagem pela clínica seja suave, confortável e prazerosa, assim, pensando em qualidade de vida e bem estar geral.

É possível trabalhar com estratégias para que a cura mental e emocional seja promovida, ainda dentro desse contexto podemos trabalhar com sofisticação e bom gosto sem sobressaltar a finalidade do espaço. Ao falarmos de uma ambientação para um escritório de psicologia, é necessário que tenhamos em mente que vai muito além da estética e de desempenhar um papel de ser algo bonito, desempenha um papel fundamental na criação de um ambiente acolhedor, seguro para o paciente e propício para crescimento e cura.

As Cores no Projeto de Interiores

A escolha das cores das paredes, mobiliário e da decoração diz muito respeito ao espaço que estamos e o papel que ele desempenha. Devemos ter em mente o espaço que estamos criando, para quem e como ele vai ser aproveitado ao máximo. Assim, é necessário uma escolha minuciosa das cores e aplicá-las nos locais ideais para que trabalhem por si e desempenhem sua função dentro do esperado. Ambientes como escritórios de psicologia, a escolha das cores deve ter atenção e não é por acaso que são escolhidas.

Quando pensamos nesses tipos de ambientes, cores claras e tons neutros nos ajudam muito na calma do paciente e torna o ambiente mais iluminado e confortável para uma conversação, cores frias como azul e verde, dentro das tonalidades corretas, tendem a diminuírem a ansiedade e deixarem as pessoas menos apreensivas e preocupadas. A escolha de cores mais alegres, vibrantes e quentes como vermelho, amarelo e laranja tendem a serem mais descontraídas, onde estimulam a criatividade e espontaneidade e possuem mais relação com a positividade.

f59c4bf7-10b9-4036-838a-0d1e50008c80

Ainda trabalhado na concepção das ideias do planejamento e aplicado a um bom projeto de arquitetura, com ambientes planejados de acordo com o plano de necessidades e tendo em mente o fim a ser atingido, as cores podem colaborar em diversos fatores como na reflexão da luz solar, quando este atinge paredes de coloração mais clara, tende a se espalhar pelo ambiente tornando-os iluminados por luz solar indireta, evitando a necessidade de maiores equipamentos eletrônicos, evitando o uso excessivo de equipamentos de refrigeração de ambientes, pois reflete o calor e não o absorve, e iluminação artificial.

Layout no Projeto de Interiores

Imagine que você está em uma sessão de terapia e descobre que tudo o que foi abordado foi ouvido em outras áreas do edifício? Seria muito desconfortável, não concorda? Por esse motivo a escolha de um layout inteligente e funcional é muito importante para garantir a privacidade das sessões, criando zonas de retiro seguro para os pacientes. O pensamento do projeto deve percorrer todo o edifício, a sala de espera deve ser projetada de modo a se separar das áreas de conversa, ainda contendo todos os equipamentos complementares para justamente receber as pessoas. De uma forma um pouco mais subjetiva, o tratamento pode avançar a regiões interessantes dentro da área, como por exemplo, a combinação de elementos com texturas, sensações e efeitos visuais podem transformar a clínica em um ambiente de refúgio e acolhimento ideais para o paciente e que deve comportar a abordagem do profissional da psicologia.

Durante a sua jornada terapêutica, o design de interiores do escritório afeta muito o bem-estar do paciente, é necessário ambientes confortáveis não apenas no sentido de você estar confortável, mas também no sentido de o ambiente estar confortável e pronto para ser usufruído. Isso tudo, acrescido do fato do ambiente conseguir gerar a sensação de privacidade e segurança no paciente. Dessa forma, aumentando a satisfação do cliente com o serviço prestado pelo psicólogo.

Natureza e Integração com o Paciente

leyi-counselling-clinic-phoebe-says-wow-architects_9
Fonte: Clínica de psicologia Leyi - Phoebe Says Wow Architects

A integração com a natureza na fase de tratamento auxilia muito na cura emocional pela relação que existe com a sua capacidade inata e comprovada de relaxamento e rejuvenescimento da mente. Assim como o tato e olfato são os sentidos mais atingidos quando falamos desse tipo de integração, aromas e texturas naturais colaboram ricamente para as sensações, além de criar refúgio do ambiente virtual que vem tomando conta do nosso dia a dia e pode causar ansiedade e preocupações pela quantidade de informação existente e que pode chegar aos nossos ouvidos.

O Ambiente do Projeto de Interiores

Muitos estudos atuais apontam que a arquitetura e o design de interiores tem um papel fundamental no comportamento humano, a escolha de cores certas, formas geométricas, presença de vegetação atingem diretamente o humor. Essa área de estudo conhecida como Neuroarquitetura tem como objetivo principal a definição de ambientes onde o bem-estar das pessoas seja preservado. Esse tipo de arquitetura vem sendo muito aproveitada por arquitetos e designers de interiores, a fim de aumentar a concentração, aprendizado e produtividade. Assim, existe a necessidade de projetos com maior aproveitamento de elementos naturais e cores mais claras.

Muitos projetos experimentais se tornaram pioneiros e referências na Neuroarquitetura, com o objetivo principal de áreas de cura e acolhimento para pessoas com fragilidade emocional. Projetos como os propostos pelo governo Holandês, a vila Hogeweyk, que é voltada para pessoas em situações de sensibilidade e que necessitam de cuidados. O lar é voltado para pessoas com demência, principalmente o Alzheimer. Projeto por Molena r&B old & Van Dillen, propõe um modelo de tratamento totalmente novo e que gera uma nova visão para essas pessoas e da sociedade sobre elas.

7036-bs-2
Fonte: fonte: Archdaily Hogeweyk

Que tal melhorar a experiência de seus clientes e faturar mais?

Saiba que aqui na EMPEC fazemos projetos de interiores. Nós prezamos pela qualidade e inovação acima de tudo. Oferecemos o projeto junto com imagens renderizadas e, ao longo do processo de elaboração do projeto, uma série de reuniões para apresentar propostas, a fim de garantir que as necessidades e desejos do cliente se realizem. Na entrega, será entregue os renders e o projeto impresso pronto para ser executado. 

Entre em contato conosco e encontre a solução que irá proporcionar o máximo de conforto e melhorias para seu consultório ou clínica, consequentemente, aumentando a qualidade do atendimento.